O Instituto Ética Saúde (IES) e o Instituto Coalizão Saúde (ICOS) acabam de celebrar um acordo de cooperação técnica para o fomento e fortalecimento dos princípios éticos no setor saúde.
Entre as ações previstas estão a adesão e desenvolvimento da autorregulação privada, enfretamento a corrupção e as práticas ilícitas de entidades representativas e empresas privadas; ações conjuntas de educação, eventos, formação de grupos de trabalho, realização de campanhas; contribuições em audiências públicas, propostas legislativas e regulatórias; e o compatilhamento de documentos institucionais que possam ser diretivos para a multiplicação e estruturação do fomento à ética e integridade.
O Instituto Coalizão Saúde é formado por representantes da cadeia produtiva do setor de saúde para o debate e a busca de novos avanços em saúde, em resposta às demandas da população e às necessidades do país.
“A parceria do Instituto Ética Saúde e do Instituto Coalizão Saúde é de extrema importância para o setor, afirma o diretor Executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli. “As entidades possuem um ponto de convergência substancial, que é o desenvolvimento dos seus trabalhos em toda cadeia de valor, ou seja, da indústria ao paciante. Buscamos alcançar assertividade nas ações a serem efetivadas conjuntamente, cada qual dentro da sua expertise e eixo de atuação em complementariedade, potencialmente, em trabalhos que foquem a real sustentabilidade do setor, como a autorregulação privada. Como muito se aduz, ‘juntos somos mais fortes’ e é com base em tal máxima que pretendemos realizar ações que possibilitem isonomia e justeza nas relações econômico-financeiras no setor da saúde e melhores reultados para os pacientes, sempre pautados nos diálogos éticos e trabalhos técnicos qualitativos. Esta parceria, sem dúvida, gerará promissores resultados para o nosso setor”.
“Na saúde, o compromisso com a ética precisa ser uma bandeira e uma prática permanentes de cada um dos seus atores, sejam eles integrantes da cadeia produtiva, gestores públicos, profissionais de saúde e demais funcionários envolvidos com o cuidado. A parceria do Instituto Coalizão Saúde e o Instituto Ética Saúde é imprescindível para seguirmos promovendo um ambiente de respeito às leis, com segurança jurídica e concorrência leal, sempre proirizando a garantida da prestação de serviços que garantam uma assistência à saúde ética, humanizada e de qualidade para os cidadãos”, conclui a presidente do ICOS, Giovanni Guido Cerri.
Compartilhe