Sobre Nós


O Instituto Ética Saúde é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2015 e que tem a missão de difundir e consolidar a cultura da ética e transparência na saúde, para garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente.

Uma instituição totalmente independente, pois não representa os interesses de qualquer empresa, grupo ou segmento, e sim o anseio de todos os players da cadeia de valor da saúde, que repudiam e combatem as práticas antiéticas e oportunistas, a fim de gerar ambientes de concorrência justos e transparentes.

Nossa iniciativa pioneira de autorregulação e controle social no setor se tornou um marco no cenário brasileiro e serve como referência internacional.

O IES, seus associados, o Conselho Consultivo e outros parceiros, em colaboração com o governo federal e estadual, agências reguladoras, órgãos de controle e cidadãos em geral, trabalham juntos na busca por soluções que permitam alcançar nossos objetivos.

Dessa forma, somos um importante indutor de iniciativas de integridade e transparência para mudanças e transformação da saúde, por meio da autorregulação, gerando valor genuíno tanto para os empreendedores quanto para os pacientes.

Conheça nosso Estatuto

Nossa Trajetória


Linha do Tempo IES Linha do Tempo IES
Missão

Difundir e consolidar a cultura de ética e transparência na saúde para garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente.

Valores

  • Ética
  • Integridade
  • Sensibilização e Educação
  • Transparência
  • Legalidade

Objetivo Geral

Promover a cultura ética empresarial e a ação social responsável e participativa, entre os agentes do setor da saúde, para gerar ambientes de concorrência justos e transparentes e contribuir para uma sociedade mais ética.

Objetivos Específicos

  • Ampliar a consciência do custo do oportunismo e da falta de transparência
  • Combater a oferta de vantagens indevidas para indução de demanda de tratamentos e procedimentos
  • Fomentar a transparência e a coerência nas transações entre os agentes da saúde

Manifesto Ética Saúde: Pela Transformação da Saúde e da Ética

Manifesto Ética Saúde
Manifesto Ética Saúde

Nós, do Instituto Ética Saúde, estamos buscamos a real transformação do setor da saúde. Acreditamos que é possível - e necessário - difundir e consolidar uma cultura de ética, integridade, transparência, cooperação, colaboração e diálogo entre os atores que atuam na saúde do Brasil, tanto no setor público quanto privado.

Nosso propósito transcende o individualismo empresarial, é alicerçado na construção de ambientes de concorrência justos e transparentes. Juntos, estamos construindo uma sociedade mais ética para garantir a sustentabilidade do setor e a segurança do paciente.

Enxergamos além dos números, vemos rostos, histórias e vidas. Convivemos com a triste realidade que o oportunismo, a corrupção e as más-práticas causam aos cidadãos, às famílias e aos negócios.

O oportunismo e a corrupção matam! As más práticas são extremamente nocivas à sustentabilidade econômica do setor e destroem não somente vidas, mas negócios que geram empregos e acesso a uma saúde digna para o cidadão.

Estamos aqui para desafiar essa realidade, para questionar os padrões que não servem à verdadeira cura e bem-estar. Queremos construir um mundo onde a excelência e a integridade sejam as verdadeiras moedas de troca.

Acreditamos que a saúde é um direito de todos e é nossa responsabilidade protegê-la.

Nossos objetivos são audaciosos, gigantes pela própria natureza das transformações que a saúde no Brasil necessita. Buscamos não apenas promover a ética empresarial, mas também fomentar uma ação social participativa e responsável de toda sociedade. Afinal, somos 203 milhões de cidadãos – e somos todos pacientes em busca de uma saúde digna e segura.

Sensibilizamos e educamos a sociedade, apontamos e buscamos identificar onde estão os oportunistas, pois acreditamos que o conhecimento é a chave para a transformação. Somos agentes da mudança, moldando uma sociedade mais ética, mais compassiva e mais justa. Para nós, este futuro não é apenas uma promessa, mas já é uma realidade.


Conselho de Ética

É um órgão de caráter disciplinar, normativo e consultivo, responsável por garantir efetividade às disposições éticas e de compliance do Ética Saúde, baseado nos princípios de justiça e imparcialidade. É formado por membros independentes, com mandato de três anos e nomeações aprovadas pela Assembleia Geral Ordinária.

Dr. Antonio Fonseca

Dr. Antonio Fonseca

Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

Prof. Dr. Celso Cláudio de Hildebrand e Grisi

Dr. Edson Luiz Vismona

Dr. Edson Luiz Vismona

Prof. Dr. Mario Aquino Alves

Prof. Dr. Mario Aquino Alves

Paulo Silva

Paulo Silva

Conselho de Administração
Membros Gestão 2024 – 2025

Formado por associados efetivos, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária para administrar e definir diretrizes do Instituto

  • Candida de Fátima Bollis

    Presidente

  • Maria Cecília Patrícia Braga Braile Verdi

    Vice-Presidente

  • Marcos Tadeu Machado

    Membro do Conselho de Administração e Diretor Financeiro

  • Viviane Souza Miranda

    Secretária

  • Nacime Salomão Mansur

    Conselheiro

  • Lucas Paula da Silva

    Suplente

Nosso Time
Membros Gestão 2023 – 2024

  • Filipe Venturini Signorelli

    Diretor Executivo

  • Carlos Eduardo Gouvea

    Relações Institucionais

  • Marlon Franco

    Compliance

  • Marcela Marchioro

    Comunicação

  • Ana Carolina Lucchese

    Novos Projetos

  • Vanessa Brauer - Doc Press Comunicação

    Assessoria de Imprensa

Voltar para o topo