O Instituto Ética Saúde (IES) vai promover, no dia 27 de agosto, em São Paulo, o 2º Fórum de Integridade na Saúde, durante a ExpoCompliance 2025, promovida pela ESENI – Escola Superior de Ética Corporativa, Negócios e Inovação. O evento vai reunir entidades do setor produtivo da saúde, representantes da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria Geral do Estado de São Paulo (CGE/SP), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) e do IES.
Será apresentado um mapeamento inédito da legislação/regulação existentes no setor da saúde para propor a revisão, inovação e, consequentemente, identificar os pontos para a autorregulação privada no setor. “Foi analisado o arcabouço regulatório e de projetos de regulação vinculados aos três eixos temáticos do projeto - Ética e Integridade; ESG e Direitos Humanos; e Saúde Digital, com especial ênfase em proteção de dados, privacidade e o impacto da IA na área da saúde -, a fim de traçar um panorama acerca das eventuais falhas, patologias, possibilidade, perspectivas e dos espaços abertos viáveis para adoção da autorregulação”, conta o diretor Executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli. O estudo foi feito em parceria com a Universidade Mackenzie.
Segundo Venturini, “há, no campo da saúde, um espaço amplo para desenvolvimento de medidas autorregulatórias em diferentes eixos de atuação, as quais tenham como objetivo central assegurar as boas práticas da governança corporativa e a integridade do setor de forma eficaz”.
Também serão debatidos no evento ‘a importância das certificações em Saúde: cumprimento legal e regulatório’; ‘ética e a regulação sustentável na saúde’; e a ‘regulação da IA na saúde’, com uma reunião do Grupo de Trabalho Inteligência Artificial na saúde da FPMS. “Na ocasião, vamos apresentar as contribuições do GT para que o debate seja pautado em pesquisas e aplicações efetivas no mercado da IA na saúde. Será um ambiente com discussões acadêmicas e mercadológicas”, finaliza Venturini.
Para o assessor jurídico do IES e coordenador técnico do Grupo de Trabalho Inteligência Artificial na saúde da FPMS, Giovani Saavedra, “a ExpoCompliance se consolidou no maior evento de integridade do Brasil reunindo os principais players do mercado para discutir desenvolvimento sustentável e ética nos negócios. Portanto, integrar desse ecossistema dá visibilidade ao IES e permite uma troca qualificada com todos os setores do mercado e de setor público”.
Associados e parceiros IES têm isenção na inscrição. Envie e-mail para eticasaude@eticasaude.org.br solicitando essa isenção.
Compartilhe