O I Simpósio Compliance – Governança, Ética e Integridade, realizado no dia 1º de agosto pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), em Goiânia, contou com participação do diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli.
O evento foi organizado pela Agir, que é associada do IES, e contou com palestra magna do auditor chefe de Políticas Sociais e Inovação da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), Ellysson Fernandes Rosas. Ele falou sobre a experiência do Programa de Compliance em Goiás, implementado desde 2019 pelo atual governo.
Participaram certa de 140 pessoas, entre público externo e representantes das unidades geridas pela Agir, além do Crer, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) e Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).
A programação incluiu um painel e mesa-redonda sobre como o Compliance auxilia na assistência e processos dos órgãos, além dos desafios reais da implementação do Compliance em Organizações Sociais (OSs).
Ao final, foi apresentado o case de sucesso do Crer “Como estruturamos o Compliance e mudamos a cultura institucional”, apresentado pela gerente de Qualidade e presidente do Comitê de Compliance do Crer, Josenei Skorek.
“Temos muito o que comemorar, pois o movimento que o IES criou e vem solidificando há 10 anos é base para que nossas associadas também promovam iniciativas de compliance. Sem dúvida, a política da ética e integridade está se enraizando e o Instituto faz parte disso. Outro ponto que merece destaque é o envolvimento efetivo das administrações públicas, que se mostra é indispensável para prevenir e combater a corrupção no setor. É essa atuação conjunta, aliada à troca de experiências e à implementação de boas práticas, que pode transformar de forma duradoura a qualidade dos serviços de saúde no Brasil”, destacou o diretor executivo do Instituto Ética Saúde.
Compartilhe