A Associação Brasileira das Distribuidoras de Medicamentos Especiais (Abradimex) formalizou, no dia 4 de novembro, sua adesão ao Marco de Consenso para a Colaboração Ética Multissetorial na Área de Saúde, iniciativa do Instituto Ética Saúde. A assinatura ocorreu em São Paulo e contou com a presença do presidente executivo da Abradimex, Paulo Maia, e do diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli. Na mesma semana, a entidade passou a integrar o Conselho Consultivo do IES.
O Marco de Consenso foi criado em 2021 e reúne mais de 40 instituições signatárias. O documento estabelece diretrizes para orientar uma conduta ética e transparente entre empresas, profissionais de saúde, hospitais, associações e entidades do poder público. Em 2024, o Marco foi atualizado para incorporar temas emergentes, como o uso responsável de algoritmos e inteligência artificial, trazendo a ética digital para o centro das discussões e reforçando o papel do Instituto Ética Saúde na promoção de boas práticas diante da evolução tecnológica.
A Abradimex representa empresas que atuam na distribuição de medicamentos especiais, produtos de alto valor agregado e de uso complexo. Ao longo de sua trajetória, a entidade tem defendido boas práticas de mercado, a qualificação de seus associados e o aprimoramento contínuo dos processos logísticos, com foco na segurança do paciente e no acesso a tratamentos que exigem rigor e monitoramento em todas as etapas da cadeia.
“A aproximação da Abradimex com o Instituto Ética Saúde é fundamental para fortalecer a atuação da associação no setor de distribuição de medicamentos e promover a ética e a transparência em suas práticas. O IES é uma referência em discussões e debates sobre ética em saúde. A parceria pode trazer benefícios mútuos, como a troca de conhecimentos e experiências, a promoção de boas práticas e a defesa de interesses comuns. Além disso, a colaboração pode contribuir para a melhoria da imagem da Associação e do setor como um todo, demonstrando compromisso com a ética e a responsabilidade social”, afirma Paulo Maia.
Para Filipe Venturini, “ao aderir ao Marco de Consenso, a Abradimex passa a integrar um movimento nacional pela integridade e transparência nas relações do setor de saúde. A assinatura simboliza o compromisso da entidade com princípios éticos e com a construção de um ambiente de negócios mais responsável, colaborativo e capaz de gerar impacto positivo para toda a sociedade”, finaliza.
Compartilhe