Simpósio de Controle Interno do HECAD, em Goiânia, destaca QualIES e seu impacto no fortalecimento da cultura ética no setor da saúde


Data de Publicação: 28/10/2025
Simpósio de Controle Interno do HECAD, em Goiânia, destaca QualIES e seu impacto no fortalecimento da cultura ética no setor da saúde

A Certificação QualIES e seu impacto no fortalecimento da cultura ética no setor da saúde foram temas do I Simpósio de Controle Interno do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (HECAD), em Goiânia, realizado no dia 23 de outubro. O evento foi promovido pela Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (AGIR), associada ao Instituto Ética Saúde (IES).

O diretor executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli, apresentou indicadores do IES que demonstram a redução da informalidade na apuração de condutas lesivas, com impacto direto na rastreabilidade e na confiabilidade institucional. “Oitenta por cento das instituições avaliadas passaram a ter instâncias formais de integridade, com regras claras e fluxos definidos; mais de 75% das empresas participantes formalizaram políticas anticorrupção até 2024; e 92% das instituições relataram a existência de políticas internas específicas sobre relacionamento com prescritores (potencialmente médicos)”, explicou.

O QualIES, programa de Avaliação do Nível de Maturidade do Sistema de Integridade das Empresas Associadas ao Instituto Ética Saúde, é uma ferramenta fundamental nesse processo, destacou o executivo. “Ele visa aprimorar o tratamento de situações de risco no mercado da saúde, reduzir os riscos de corrupção e suborno, e incentivar os associados a cumprirem as Instruções Normativas do IES, além de implementar e fortalecer seus sistemas de gestão de compliance e/ou programas de integridade. O QualIES é um mecanismo que chancela a autorregulação privada proposta pelo IES, que já revelou por meio de estudos internos sua efetividade dentro destes 10 anos de execução. Assim, por meio da auditoria de avaliação independente executada por implementadores e avaliadores homologados pelo instituto, no que tange o autocontrole, o programa de certificação é uma importante ferramenta do ecossistema Ética Saúde de integridade e transparência”, ressaltou Venturini.

O processo de avaliação, que diagnostica o nível de maturidade do sistema de gestão de compliance dos associados, é realizado em duas etapas: acompanhamento e/ou análise da implementação, e avaliação do sistema de gestão de compliance. “O Programa QualIES e seu procedimento de avaliação não têm caráter punitivo nem status legislativo. A análise, o diagnóstico e o relatório têm validade de dois anos, podendo ser renovados a critério do associado”, concluiu.

Para a Chief Compliance Officer da Agir, Helca Nascimento, “a mediação de conhecimento sobre o QualIES realizada pela Direção Executiva do Instituto Ética Saúde no I Simpósio de Controle Interno do HECAD foi feita de forma tão didática e facilitada que impactou toda a sequência do evento, sendo referenciada em nossa mesa redonda pelo diretor da unidade hospitalar como ferramenta eficaz de gestão em saúde com integridade”, finalizou.


Compartilhe

Voltar para o topo