MBA em Gestão Hospitalar e Saúde da Católica Business School/Unicap analisa dados do IES e conclui módulo com participação do Instituto


Data de Publicação: 30/09/2022
MBA em Gestão Hospitalar e Saúde da Católica Business School/Unicap analisa dados do IES e conclui módulo com participação do Instituto
O diretor médico do Instituto Ética Saúde, Sérgio Madeira, e o diretor executivo, Filipe Venturini Signorelli, participaram da aula de encerramento do módulo sobre Compliance e Governança do MBA em Gestão Hospitalar e Saúde da Católica Business School/ UNICAP, coordenado pelo Professor Doutor Vinícius Calado, no dia 29 de setembro. Os alunos, profissionais da área de saúde, analisaram os aspectos e informações do Canal de Denúncias do IES, como atividade para o aprendizado prático do tema. 
 
Venturini enfatizou a importância de profissionais preparados na geração de impactos positivos no mercado. Falou sobre a importância do engajamento da alta gestão; aderência dos colaboradores; interconexão com outras áreas; ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa); controle social e autorregulação. “Um sistema de ética e compliance com mapeamentos de riscos bem definidos, políticas internas de controle e prevenção bem alinhadas com o propósito da companhia, bem como uma gestão e governança que primam pela cultura da honestidade e integridade, com o fito de inibir as práticas não íntegras, refletem diretamente em um modelo empresarial que caminha lado a lado com desenvolvimento econômico e sociopolítico de um país, em que podemos apontar como cumpridor da função social da empresa em prol da coletividade. Quando falamos, especificamente, em empresas do setor da saúde, este aspecto se torna expoente, pois a salvaguarda da segurança do paciente, que podemos traduzir também como o prolongamento da vida, se materializa. Na maioria das vezes, uma companhia processa sua gestão vislumbrando um atendimento coletivo, mas, na prática, será individualmente sentida pelo usuário. Assim, devemos enxergar o compliance como algo que cuida da vida do paciente” explicou.
 
O diretor médico, Sérgio Madeira, contou a história do IES, explicando os caminhos percorridos em desfavor do oportunismo e da corrupção. “É sempre muito importante influenciar positivamente os profissionais da área da saúde. Também é uma honra sabermos que nosso trabalho é valorizado, a exemplo do que os alunos da Universidade Católica de Pernambuco fizeram, mapeamento das nossas ações e os resultados apontados pelo canal de denúncias. É disso que a saúde precisa, de pessoas cada vez mais engajadas com a causa da integridade e sustentabilidade do setor”, finalizou.
 
"Encerramos a aula com grande emoção e gratidão pela reciprocidade de propósitos e pela renovação da esperança em termos a sociedade alinhada com os ditames de integridade", finalizou a professora do módulo sobre Compliance e Governança, Aurora Barros.
 

Compartilhe