O Instituto Ética Saúde (IES) esteve em evidência no painel “O Papel da Integridade na Melhoria do Ambiente de Negócios”, durante o X Fórum ABIIS, na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília, no dia 20 de agosto. A participação da vice-presidente do Conselho de Administração, Patrícia Braile, reforçou o protagonismo do IES em iniciativas que buscam fortalecer a ética, a autorregulação e a integridade no setor da saúde.
Patrícia Braile, ressaltou que ética, vida e integridade são valores centrais da empresa dela e que a Braile rejeita práticas de corrupção e crescimento à custa da ética. “Tenho a convicção de que é possível fazer a diferença com ética, mesmo diante de críticas”, disse.
O diretor executivo do IES, Filipe Venturini Signorelli, também esteve presente no evento para prestigiar os colegas e acompanhar as discussões.
Programas conduzidos pelo IES foram citados pelo diretor do Conselho de Administração da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), que integra o Conselho Consultivo do IES, Davi Uemoto. “Destaco o Marco de Consenso no Brasil, iniciativa do IES que reúne fornecedores, hospitais, operadoras e sociedades médicas para promover um ambiente íntegro; a autorregulação e corregulação do IES, baseadas em gestão de riscos e formalizadas em resoluções e instruções normativas disponíveis no site da entidade; e o QualIES, programa de auditoria de integridade, que avalia e certifica empresas em boas práticas de conformidade”.
A diretora de Promoção e Avaliação de Integridade Privada da CGU, Cristine Kohler Ganzenmüller, apresentou os objetivos do Pacto Brasil – iniciativa apoiada pelo IES que valoriza empresas comprometidas com ética e transparência – e afirmou que o programa servirá como critério em licitações públicas, podendo se tornar obrigatório em contratações de grande vulto.
Encerrando o painel, o diretor do Conselho de Administração da ABIIS, Sérgio Rocha, destacou a relevância das iniciativas mencionadas. “Precisamos valorizar exemplos que mostram o caminho da ética e da integridade”, finalizou.
Compartilhe