Idealizada pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), membro do Conselho Consultivo do Instituto Ética Saúde (IES), a iniciativa vai revelar os 100 melhores hospitais públicos do Brasil, com premiação dos 10 primeiros colocados prevista para maio de 2026.
Além do apoio do Instituto Ética Saúde, o prêmio — que busca reconhecer e divulgar as melhores práticas de gestão e assistência à saúde na rede pública hospitalar do país — conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Para Filipe Venturini Signorelli, diretor executivo do Instituto Ética Saúde, a iniciativa contribui diretamente para o fortalecimento da gestão pública em saúde. “Reconhecer boas práticas na rede hospitalar pública é fundamental para incentivar a melhoria contínua dos serviços, ampliar a transparência e valorizar instituições que atuam com responsabilidade, ética e compromisso com o paciente. O prêmio também estimula a adoção de critérios objetivos de gestão e qualidade, alinhados aos princípios do SUS”, afirma.
A lista dos hospitais indicados ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil será divulgada em janeiro e considerará serviços hospitalares das esferas federal, estadual e municipal, com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os 100 hospitais concorrentes incluem unidades gerais — adultas ou pediátricas — e hospitais especializados nas áreas de ortopedia, oncologia, cardiologia e maternidade, todos com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde entre agosto de 2024 e julho de 2025. Hospitais psiquiátricos e de longa permanência não serão incluídos.
Para a definição dos 100 finalistas, serão aplicados critérios como acreditação hospitalar, taxa de ocupação, taxa de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva e tempo médio de permanência dos pacientes, entre outros indicadores.
A relação dos hospitais selecionados será posteriormente ranqueada com base em uma pesquisa independente de satisfação dos pacientes, no nível de acreditação dos serviços e nas informações de compliance fornecidas pelas instituições. Também será considerada uma avaliação de eficiência, que cruzará os dados de atendimento com a disponibilidade de recursos financeiros.