Exame de Proficiência Médica - PL 650/2007 foi pauta de reunião em Brasília


Data de Publicação: 18/12/2025
Exame de Proficiência Médica - PL 650/2007 foi pauta de reunião em Brasília

Proposta legislativa que visa incluir na legislação a obrigatoriedade de um exame de proficiência para médicos antes de obterem o registro profissional e poderem exercer a Medicina no Brasil foi tema central da discussão. 

 

A Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE) em conjunto com a Frente Parlamentar Mista da Saúde (FPMS) reuniram profissionais, legislativo e demais público interessado no tema, para debater sobre o Exame de Proficiência Médica - PL 650/2007, no dia 02 de dezembro, em Brasília. Neste sentido, o instituto Ética Saúde, como responsável pela secretaria-executiva da FPMS, esteve presente nesta importante discussão, e pode contribuir, como parte interessada, para a promoção e materialização da ética na formação dos futuros profissionais médicos, assim como já vem trabalhando em outras frentes similares.

O objetivo da reunião foi promover a discussão temática sobre o Exame de Proficiência Médica, cuja ideia central é dialogar com instituições e profissionais que possuem conhecimento técnico para apresentação de contribuições voltadas à construção do parecer final do PL nº 650/2007, a ser apresentado pelo relator, Deputado Dr. Zacharias Calil.

Por se tratar de uma das temáticas mais relevantes que envolvem a prática da medicina na atualidade, o assunto foi amplamente debatido, com a apresentação de conteúdos técnicos e indicadores para tornar-se ponto fundamental na construção do posicionamento do relator considerando as diversas perspectivas existentes.

Para o diretor executivo do Instituto Ética Saúde, Filipe Venturini Signorelli, “estar presente nesta discussão é de fundamental importância pois, discutir qualidade, segurança do paciente e responsabilidade com a sociedade é um dos papéis do IES. As instituições de saúde lidam diariamente com os impactos diretos da formação profissional na assistência prestada, e sabemos que a variabilidade na qualidade da formação médica é hoje um desafio concreto.”

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