Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ética Saúde elege novo Conselho de Administração e consolida agenda estratégica para 2026


Data de Publicação: 09/02/2026
Assembleia Geral Ordinária do Instituto Ética Saúde elege novo Conselho de Administração e consolida agenda estratégica para 2026

O Instituto Ética Saúde realizou, na última terça-feira, 04 de fevereiro, sua Assembleia Geral Ordinária, reunindo associados, conselheiros e equipe executiva para deliberação de temas centrais da governança institucional e definir as diretrizes estratégicas para o exercício de 2026.

Durante a Assembleia, foram aprovadas a prestação de contas do exercício de 2025 e a proposta orçamentária para 2026, reafirmando o compromisso do Instituto com a transparência, a responsabilidade financeira e a boa governança no terceiro setor. As deliberações ocorreram com ampla participação dos associados e elevado índice de aprovação.

Outro ponto importante da Assembleia foi a eleição do Conselho de Administração para o mandato do biênio 2026-2027. Eleito com 100% dos votos válidos, o novo Conselho, composto por Sérgio Dilamar Bitencourt da Rocha, da Endo Sul Comércio e Representações de Materiais Cirúrgicos Ltda., como Conselheiro Presidente, Ana Paula Coelho, da Arthrex do Brasil Importação e Comércio de Equipamentos Ltda.,  como  Conselheira Vice-Presidente, Maria Cecília Patrícia Braga Braile Verdi, da Braile Biomédica Indústria, Comércio e Representações Ltda., como Conselheira Tesoureira, Nacime Salomão Mansur, da SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina como Conselheiro Secretário, Candida de Fátima Bollis, da SP Intervention Ltda., como Conselheira Geral e Bianca Bertoloto de Almeida, da Medartis Importação e Exportação Ltda. como Conselheira Suplente, assumirá oficialmente a partir de 16 de março de 2026, quando encerra o mandato da atual gestão.

Ao apresentar o balanço das atividades de 2025, o diretor-executivo Filipe Venturini Signorelli destacou um ano marcado por entregas estruturantes, entre elas o reconhecimento do Instituto como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e Segurança, o avanço de pesquisas estratégicas em ética e integridade, o fortalecimento do Conselho de Ética e o lançamento do Radar da Ética, ferramenta inédita de monitoramento de casos de corrupção no setor da saúde.

“Encerramos 2025 com um Instituto mais maduro, tecnicamente posicionado e reconhecido como interlocutor qualificado nos debates sobre ética, integridade e regulação em saúde. As aprovações desta Assembleia nos dão base institucional para avançar ainda mais em 2026, com projetos de alto impacto para o setor e para a sociedade”, afirmou Signorelli.

Candida Bollis, que seguirá como presidente até o final do seu mandato, ressaltou a relevância do ciclo que se encerra e a confiança na nova gestão. Para ela, o fortalecimento da governança e a consolidação do papel técnico do Instituto são resultados diretos do trabalho coletivo entre conselhos, associados e equipe executiva. “Encerrar este ciclo na presidência do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde é motivo de orgulho para mim. Foram dois anos de trabalho coletivo, fortalecimento da governança, amadurecimento institucional e consolidação do Instituto como uma referência técnica na promoção da ética e da integridade na saúde. Deixo a presidência com a convicção de que avançamos de forma consistente, ampliamos o diálogo com o setor e estruturamos bases sólidas para os próximos passos. Continuo ao lado do Instituto, apoiando integralmente essa nova etapa e contribuindo para que sua missão siga impactando positivamente o sistema de saúde e a sociedade.”

Entre as ações estratégicas aprovadas para 2026 estão a ampliação dos projetos de pesquisa, o avanço da agenda de autorregulação, a atuação qualificada junto ao Congresso Nacional, a expansão do QualIES e o desenvolvimento de iniciativas estruturantes nas áreas de educação, integridade e controle social, reforçando o posicionamento do Instituto Ética Saúde como referência nacional e internacional no debate sobre ética aplicada à saúde.

Com as deliberações da Assembleia Geral Ordinária, o IES inicia 2026 com diretrizes claras, governança fortalecida e uma agenda orientada à promoção da ética, da transparência e da confiança em toda a cadeia de valor da saúde.

Para Sérgio Dilamar Bitencourt da Rocha, “Assumir a presidência do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, um compromisso público com o fortalecimento da ética, da integridade e da transparência no setor da saúde. Damos continuidade a um trabalho sólido, construído ao longo dos últimos anos, e iniciamos um novo ciclo focado em ampliar o impacto técnico do Instituto, fortalecer sua governança e contribuir de forma ainda mais qualificada para o debate regulatório, institucional e social da saúde no Brasil.”

Voltar para o topo