Instituto Ética Saúde participou do encontro, ao lado da indústria, hospital e plano de saúde

">

Congresso internacional debate Compliance, Privacidade e Proteção de Dados na área da Saúde


Data de Publicação: 09/09/2022
Congresso internacional debate Compliance, Privacidade e Proteção de Dados na área da Saúde
“O empoderamento do setor privado da saúde no papel de fiscalizador e controlador das más práticas na saúde é o ponto focal do Instituto Ética Saúde, atuando em todas as etapas possíveis, em especial, de modo a promover fortemente o diálogo, e consequentemente, os mecanismos efetivos de autorregulação no setor”. Afirmou o diretor executivo do IES, Filipe Venturini, no painel ‘Compliance, Privacidade e Proteção de Dados na área da Saúde’, durante o 7º Congresso Integra - Compliance Across Americas e 2º Seminário Internacional de Privacidade e Proteção de Dados, no dia 9 de setembro, em São Paulo. 
 
O executivo citou dados recentes da Febraban mostrando que durante e pós pandemia subiram 40% as operações suspeitas e 10% operações em espécie, o que pode ser também uma evidência do aumento das práticas de oportunismo. “É falha na forma de gestão e controle do Estado. O setor público tenta, mas não consegue gerir os seus mecanismos de fiscalização integralmente. Eles acabam falhando. E nós do setor privado assumimos um papel ainda mais importante de controladores”.
 
Venturini lembrou que a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é clara ao defender que a regulação deveria vir da autorregulação. “Somos nós os técnicos que entendemos e devemos discutir como o mercado deve funcionar, quais os gargalos, os temas sensíveis que acabam gerando um processo de corrupção. Neste sentido, o Instituto Ética Saúde possui o Conselho Consultivo, com representante de todos os segmentos da cadeia da saúde. São vocês, os gestores da saúde que detém o poder de transformação social, com o objetivo de salvar vidas”, finalizou. 
 
Também participaram do painel o presidente do Conselho de Administração da Administração da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), Sergio Rocha; o superintendente Jurídico na UNIMED FESP, Mario Bueno; e a diretora de Auditoria Interna, Riscos e Compliance no Hospital Israelita Albert Einstein, Viviane Souza Miranda. O painel foi moderado pelo professor do Instituto ARC da ESENI e head de Direito Digital e Compliance do Saavedra & Gottschefsky – Sociedade de Advogados, Giovani Saavedra.
 

Compartilhe

Voltar para o topo