Marco de Consenso do IES é referência em evento internacional que debateu a sustentabilidade da saúde nas Américas


Marco de Consenso do IES é referência em evento internacional que debateu a sustentabilidade da saúde nas Américas

Evento apresentou projetos para reduzir as assimetrias entre os países e aumentar investimentos e acesso à saúde

O diretor de Relações Institucionais do Instituto Ética Saúde, Carlos Eduardo Gouvêa, foi um dos palestrantes do ‘Americas RISE for Health - construindo economias e ecossistemas de saúde resilientes, inclusivos, sustentáveis ??e equitativos’, em Punta Cana, na República Dominicana, em 11 de março. O tema foi a Ética na Saúde. Estavam presentes representantes de governo, setor privado e sociedade civil do continente americano. 

O RISE é um projeto que surgiu na Cúpula das Américas de 2022, com o objetivo de reduzir as assimetrias entre os países e identificar desafios e boas práticas. “A ética nos fornece os princípios e diretrizes que precisamos para tomar decisões justas e respeitosas. Se fomentarmos sistemas e processos baseados nela, podemos construir confiança e transparência, e, a longo prazo, são esses princípios que nos permitirão alcançar um ambiente mais íntegro”, afirmou Carlos Eduardo Gouvêa. 

Ele deu como exemplo de boa prática o Marco de Consenso para a colaboração ética multissetorial na Saúde, do IES, que reúne mais de 35 entidades. “Acordos como este, que tem inclusive o endosso de diversos órgãos de governo e ministérios, ajudam na tomada de decisões claras e robustas de toda a cadeia”.

Gouvêa destacou também como extremamente positiva a criação de um conjunto de ferramentas para compras públicas, para todos os países americanos usufruírem. “Isso é particularmente importante, dado que as aquisições governamentais representam em média de 13% a 20% do PIB ou quase US$ 9,5 trilhões. Ao mesmo tempo, o sistema é vulnerável à corrupção e subornos. Globalmente, mais de 7% dos gastos com saúde ou aproximadamente US$ 500 bilhões (USD) são perdidos anualmente para as más práticas”, frisou o diretor do IES. 

Ele convidou a todos para participar da Coalizão Interamericana de Ética nos Negócios, do qual o IES faz parte. “Estabelecemos padrões de comportamento e fornecemos ferramentas e orientações para nossos membros. Encorajo todos vocês a compartilharem desafios e melhores práticas, pois a implementação de iniciativas como as citadas aqui depende de uma ação coletiva”, finalizou. 

O evento debateu também avanços regulatórios na saúde, investimento e geração de emprego e saúde digital.

 


Voltar para o topo