IES participa do 10º Fórum de Ética Empresarial da APEC


Data de Publicação: 29/09/2023
IES participa do 10º Fórum de Ética Empresarial da APEC
A Cooperação Econômica Ásia-Pacífico comemorou 10 anos de progresso no incentivo à ética nos negócios com o ‘Fórum de Ética Empresarial da APEC para Pequenas e Médias Empresas’, em Washington, nos Estados Unidos, entre os dias 27 e 28 de setembro. O Instituto Ética Saúde esteve presente, representado pelo diretor de Relações Institucionais, Carlos Eduardo Gouvêa. O evento reuniu organizações de pacientes, indústria, profissionais da saúde e governo dos países membros. 
 
“Conseguimos evoluir muito na última década, no Brasil, na busca de um ambiente mais transparente e íntegro nos negócios no setor da saúde. E as iniciativas do IES e toda a experiência adquirida servem de referência para outros países. Assim como também aprendemos com as iniciativas dos demais integrantes da APEC. O Marco de Consenso Brasileiro para a Cooperação Ética Multissetorial na Área de Saúde, por exemplo, que foi lançado em 2021 pelo IES e que conta atualmente com 36 signatários, foi baseado na iniciativa da APEC, mas com a diferença de ter sido liderado pela Sociedade Civil e não pelo Governo, que ofereceu o seu apoio e endosso. Pela dimensão e impacto setorial que alcançamos, estamos de fato no caminho certo”, afirma Carlos Eduardo Gouvêa.
 
  O Fórum destacou os marcos significativos do programa, na última década, e debateu as ações futuras para fortalecer ainda mais o ambiente de negócios entre as PMEs, para que elas sigam crescendo e possam oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes, incorporando inovações nas áreas de ESG, digitalização e tantas outras. A programação teve palestras de líderes dos setores de biofarmácia, de tecnologia médica e de governança ética; o lançamento do Consensus Framework Resource Guide, um guia para alcançar o desenvolvimento econômico sustentável e equitativo; apresentação dos desafios e oportunidades para avançar eticamente na inovação da tecnologia da saúde; debate sobre o papel do Governo nas estratégias para incentivar a conduta ética nos negócios; apresentação do Toolkit for raising awareness and preventing corruption in SMEs, pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que será divulgado no Brasil em parceria com o IES; entrega de dois prêmios para iniciativas destaques em prol da integridade no setor; e debate sobre ferramentas para concretizar as metas estabelecidas para os países membros da APEC até 2025. “Após as discussões, os representantes de cada nação assumiram compromissos para serem cumpridos em 2024 e 2025”, conta o diretor do IES. O próximo encontro será no Peru, em 2024. 
 

Voltar para o topo