Núcleo Saúde Compliance da Bahia destaca iniciativas de combate a fraudes durante a pandemia

22/05/2020

Os efeitos da ética na saúde foram destacados pelo executivo de Relações Institucionais do IES, Carlos Eduardo Gouvêa, em webinar.


Durante o 69ª encontro da Comissão de Compliance da Bahia, no dia 20 de maio, quando foi lançado o Núcleo Saúde Compliance da Bahia, o executivo de Relações Institucionais do IES, Carlos Eduardo Gouvêa, destacou os efeitos da ética na saúde e as ações do Instituto para coibir as fraudes em decorrência da pandemia. Também participou do evento a diretora de Compliance do Hospital Albert Einstein, Viviane Miranda, que também é membro atuante no IES, como líder do GT de Hospitais. A mediação foi da coordenadora da Comissão de Compliance da Bahia, Viviane Pacheco. 

Carlos Eduardo Gouvêa fez uma breve apresentação sobre o IES e em seguida destacou que ser transparente nas relações gera mais acesso da população à saúde digna; diminuição de superuso e de desperdícios; adesão a protocolos mais eficientes; concorrência justa; decisões transparentes, meritocracia de profissionais, instituições e empresas; aumento da segurança do paciente; reputação de credibilidade dos entes envolvidos (geração de valor); clareza no relacionamento entre os diferentes atores; visibilidade de custos e remunerações; empoderamento dos profissionais da saúde graças ao aumento da importância da medicina baseada em evidência.  

 Em seguida, o executivo citou as iniciativas do Instituto para alertar a sociedade e as autoridades para o aumento preocupante das fraudes e atitudes antiéticas durante o combate à Covid-19. “Colocamos à disposição de toda a sociedade o canal de denúncias do Instituto, para que atitudes de desvio de conduta sejam delatadas. As denúncias serão encaminhadas aos órgãos competentes para as devidas providências. O IES tem acordo de cooperação com ANVISA, CADE, CGU, TCU, AMPASA e outros órgãos As denúncias são sigilosas e podem ser feitas pelo telefone 0800-741-0015 ou através do site www.eticasaude.org.br”, finalizou Gouvêa.

 

Galeria de Fotos